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18.11.07

 

Tarefa #2

Vou analisar duas marcas do setor de eletrodomésticos: Brastemp e Electrolux.

A Brastemp expressa-se pelo slogan "Seja autêntico". É uma marca que, de uns tempos para cá, se renovou, buscando atingir um público jovem, solteiro, antenado em moda, design e gastronomia - tanto homens como mulheres. Ela tem lançado produtos diferenciados e inovadores. A marca tem focado cada vez mais em uma abordagem comportamental, não tanto nos benefícios racionais de seus produtos. Exemplo: nesse ano entrou no ar sua nova campanha, "Lado B", com a qual incentiva o consumidor a revelar aquele seu lado irreverente, dos hobbies, que não é todo mundo que conhece. A partir daí, todos os novos lançamentos estão embaixo desse guarda-chuva: "o fogão para o seu lado B que gosta de cozinhar", "a geladeira para quem tem um lado B festeiro" e por aí vai.

Brastemp

A Electrolux, apesar de trabalhar com mais categorias, como aspiradores de pó, é a maior concorrente da Brastemp. Entre as suas inovações, destaca-se o forno de duas portas. Ela tem uma abordagem mais racional, expressa no próprio slogan "Pensando em você". Ao contrário da Brastemp, a marca foca no público-alvo tradicional de eletrodomésticos: as donas de casa. Está iniciando uma campanha nova, que começou com peças institucionais e o lançamento de um novo refrigerador. Elas comparam os seus eletrodomésticos com o "homem ideal" e todas as funcionalidades que ele deveria ter.

Electrolux

Essa diferença entre as duas marcas fica bem clara quando vemos os filmes lançados neste mês: os dois que apresentam seus novos refrigeradores, que inclusive possuem funcionalidades parecidas: Bar Expert (Brastemp) e Drink Express (Electrolux). Veja o da Brastemp aqui e o da Electrolux aqui.


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