10.11.07
Quem sou eu?
Hello there!
Este sou eu, Victor Barbieri, 20 anos, paulistano, geminiano.
Estudo Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) na ESPM, aqui em São Paulo - estou no 6º semestre. Para chegar até aqui foi um tanto difícil. Depois de 13 anos em um tradicional colégio italiano, tinha que optar por alguma faculdade e algum curso para continuar com minha vida. Após pensar bastante, ir a "feiras de profissões" e ler bastante coisa, fui deixando para trás opções como arquitetura e jornalismo (os sonhos de infância astronomia e paleontologia já tinham sido apagados da lista uns anos antes). Sem dúvida publicidade era a única opção que se encaixava comigo e com o que eu gostava de fazer. E lá fui eu seguir o caminho dos meus pais...
Entrei na faculdade com o objetivo de ser diretor de arte. Até estagiei por alguns meses na Promo ESPM, agência de promoção, eventos e merchandising da faculdade, como diretor de arte. Apesar de terem sido alguns dos meses mais divertidos que já passei na faculdade, com 4 horas diárias ao lado de um bando de loucos, vi que direção de arte não era exatamente o que eu queria. Adoro fuçar no Illustrator, Flash, Photoshop, mas faço isso sem compromisso, apenas nos tempos livres.
Com o fim do contrato com a Promo, fui caçar um estágio de verdade (leia-se remunerado) e passei por diversas dinâmicas, testes de inglês, entrevistas com RH... E fui parar na Whirlpool. Conhecida também como "Uílpul", fabricante das marcas Brastemp e Consul, antiga Multibrás.
Geladeiras, fogões, microondas, máquinas de lavar... Em algumas semanas faço um ano de empresa. Trabalho na área de Comunicação Institucional, atendendo o Marketing nas demandas de comunicação interna e externa. Lá, eu planejo diversas ações de comunicação, principalmente para divulgar os (inúmeros) lançamentos das duas marcas. Já foi promoção pra dar minirrefrigerador, pra um funcionário aparecer na TV... muita coisa.
Está sendo uma ótima experiência, sem dúvida, com muito aprendizado. Mas chega uma hora em que, após um ano, pensamos se estamos no caminho certo. E percebo que não estou, por diversas razões.
Tenho ao meu lado pessoas e seres muito divertidos como esse aí em cima, mas é hora de partir rumo a uma vida que tem mais a ver comigo - não em um ambiente corporativo, não em Comunicação Institucional.
... [] ... [] ... [] ...
Família italiana, como grande parte dos paulistanos, mas com sangue britânico - sempre fui apaixonado por Londres e a paixão aumentou quando tive a oportunidade de ir para lá.
Praticamente um mês estudando inglês na Westminster University e me divertindo com pessoas novas - brasileiras, italianas, espanholas, romenas. Muito aprendizado: transporte público pode ser associado ao adjetivo "excelente"; Paulo Coelho faz sucesso na Romênia; brasileiros estão em todos os cantos da cidade, servindo no caixa do McDonald's, sendo guia no passeio de barco pelo rio Tâmisa, ou andando pela movimentada Oxford Street e sendo exatamente a pessoa para quem você pede uma informação; entre muitas outras coisas, que transformaram a viagem em uma experiência de vida inesquecível. Com direito a um grand finale, que pode ser resumido em: trânsito em Londres - perda do vôo - noite extra na cidade - Eurotrem para Paris - madrugada assustadora na estação do trem - duas horas de sono - dia inteiro no aeroporto - vôo para São Paulo - mala presa no aeroporto de Paris por greve de funcionários.
E o objetivo agora é levar uma vida de publicitário em algum canto da cidade.
Enquanto não chega o grande dia de fazer as malas, vou vivendo a vida em São Paulo mesmo e aproveitando o que há de bom por aqui. Quando dá, dou uma passada em outros lugares - duas incríveis viagens para os Estados Unidos e uma sensacional para Bariloche.
... [] ... [] ... [] ...
Sou bastante sarcástico e gosto de brincar com os outros. Informal, meio impaciente, mas com uma vontade de aprender tudo o que puder. Vou atrás de informações sobre cinema, televisão, literatura, publicidade - procuro saber tudo de bom e de ruim que acontece por aí, tentando formar uma cultura pop bastante diversificada.
Fui uma das quatro pessoas de mentes perturbadas que fizeram a animação stop motion abaixo.
Tem dias que gosto de ficar em casa, mas em feriados quentes prefiro pegar a bicicleta e sair por aí, andando no Ibirapuera, nas ruas tranqüilas dos Jardins e do Itaim. Não dispenso uma tarde no cinema ou jogar conversa fora com os amigos.
Ultimamente tenho usado bastante a internet para ir atrás de bandas novas e diversificar o que toca no meu iPod, que está sempre com seus 2 Gb de memória totalmente tomados. Música é uma grande paixão, e um bom show também é sempre bem-vindo. E faço loucuras pra assistir minhas bandas preferidas: com sol ou chuva, pagando ingresso VIP pra ver a banda de perto, ficando 12 horas em pé em um festival até chegar a banda que me fez ir até lá - nem que o show acabe depois das 5am e que eu tenha que ir trabalhar algumas poucas horas depois.
Tentando resumir, este sou eu.